fbpx

#TAMOJUNCO

Como me enganar como cliente em 7 passos

Como me enganar como cliente em 7 passos

O título contém ironia rsrs.

Passei por essa experiência essa semana, com uma marca que eu tinha tudo pra admirar, mas conseguiu incrivelmente me decepcionar executando os 7 passos na mesma venda. Dá pra acreditar?

Vamos lá: olha, é importante seguir todos esses passos, hein? Fica ligado(a). Pessoal de CX, leitura com risco de infarto, viu?

1. Faz um post patrocinado no Instagram que vai aparecer pra mim um zilhão de vezes, dizendo que o seu produto de 74,00 custa 224,00, mas nesse momento (e em todos os demais) ele está com esse preço INÉDITO e EXCLUSIVO. O preço dele será sempre um 224,00 cortado com 74,00 brilhante;

2. Escreve no anúncio que a promoção dura somente 24h. Faz isso todos os dias. ahaha Depois torce pra que eu não veja mais o seu anúncio depois de ter comprado… (é… eu vejo o anúncio com a mesma promoção quase todo dia) ahaha;

3. Quando eu clicar na promoção com medo de perder a grande oportunidade, põe um reloginho vermelho piscando que mostre que as 24h estão acabando em menos de 20 minutos. Veja bem, não é como páginas de banco ou de compra de ingresso que expiram em 20 minutos por segurança. É tipo Jack Bauer mesmo, sabe? Eu preciso sentir que vou morrer caso não compre;

4. Esse passo não pode faltar. Sabe a criança lambuzada de chocolate que a mãe pergunta se foi ela que comeu e ela diz, convicta, que não. Então… Esse passo é a assinatura de que você está me enganando. RESTAM APENAS 2 UNIDADES. Adivinha? Comprei 3 e voltei no anúncio. E ainda restavam apenas 2 unidades. Cliquei em outros produtos e adivinha quantas unidades restavam? ahahahahaha (não é de rir, gente!);

5. Assim que eu concluir a compra das 3 unidades, você me manda um pop-up dizendo que ganhei um desconto SÓ MEU, na compra da quarta unidade, mas eu, Fred Bauer, tenho só 5 minutos pra aproveitar. E tudo isso com frete grátis! Eu tenho certeza de que não precisava de 4 unidades. Sério!

6. Quando eu recusar a compra da quarta unidade, o que você deve fazer? Me direcionar pra página de produtos, em que TODOS os seus produtos, TODOS, estão com ATÉ 78% de desconto, ou seja, não são todos ahahaha (se precisar, consulta de novo o PASSO 1);

7. O Gran Finale: qual é a primeira oferta da página de produtos? Compre 4 e pague 3! Se em algum momento passar pela sua cabeça que tem algum sentido essa jornada de compra, lembra do PASSO 4. O anúncio me direciona pra uma oferta que só tem 2 unidades restantes. E quando eu cliquei nessa nova oferta, restavam também 2 unidades dela, e da outra oferta também, e da outra também…

Eu comprei a segunda oferta. É verdade, comprei. E aí cancelei, com um certa facilidade, o primeiro pedido. Mas os 7 passos foram executados. E eu me senti muito enganado.

Nenhuma oferta era só pra mim, nenhum produto tinha mesmo só duas unidades restantes, o frete grátis também não era por eu ser um cliente antigo, nem a compra ser grande…

Então, Fred, por que você comprou?

Porque eu queria o produto. Se ele cumprir sua função, vou ficar com um e presentear com os demais. 74,00 é um preço muito mais baixo que a marca referência.

Mas, principalmente, por um motivo. Como consegui devolver o primeiro pedido, mandei um e-mail relatando a minha experiência. MARCAS BOAS TÊM QUE FICAR NO MERCADO. Eu fiquei triste com a experiência, mas acima de tudo, desejo que eles queiram melhorar sempre. Em geral, nós da área de Vendas queremos MELHORAR SEMPRE.

Você, quanto pagaria pros seus clientes te dizerem onde você está errando?

2 respostas para “Como me enganar como cliente em 7 passos”

  1. Caro Fred, ótimo relato. Seria engraçado, não fosse lamentável. Passo por isso e por situações semelhantes quase que diariamente. Outro dia vi um anúncio de um Pen drive super pequeno, com capacidade de 2 Terabites a um preço realmente chamativo. Eu entrei no site e me cadastrei, mas por qualquer razão desisti da compra. Esse pessoal acionou a URA deles para me ligar uma semana toda, sem que eu conseguisse falar com eles. Sabe aquelas ligações de telemarketing, que desligam assim que voce atende? Pois é. Acho que escapei de um golpe, o que aparentemente não foi o seu caso, que pelo que descreveu passou por uma experiência no mínimo pouco inteligente, já que fica escancarada a preocupação ou preparo para lidar com clientes inteligentes. Deu ruim pra eles!

  2. Janaina Bueno disse:

    Você é o cara! Mesmo passando por isso tudo ainda vê o lado positivo. Parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Entre em contato

Informações e contatos. Envie uma mensagem